sábado, 21 de novembro de 2009

Convite

Somos semelhantes, com diferenças.

Algumas coisas acontecem em comum, a todos.

Outras nos acontecem ou fazemos acontecer, somente a nós mesmos.

Aparentemente, mas como seres gregários, pois vivemos em grupos, também outros são atingidos indiretamente.

Entre histórinhas e amenidades, sobre hortinhas, animais de estimação, caminhadas, aspectos pitorescos do cotidiano, penso em abordar temas sérios a partir de acontecimentos, que tenha presenciado ou vivenciado.

Muitas vezes somos vítimas das circunstâncias, assim como em outras circunstâncias somos favorecidos. Perante as realidades objetivas, a grande diferença em nossos comportamentos se dá por atitudes, como curiosidade e otimismo. E, na adoção de uma escala de valores.

Por exemplo, de vez em quando "pagamos mico". Quase sempre podemos ao final aprender ou apreender alguma coisa.

Vários assuntos podem ser de interesse geral, como por exemplo, a que ponto nossa geração, a dos um pouco mais idosos foram afetados indiretamente pela WW II, segunda guerra mundial?

Especialmente os descendentes de alemães, no Brasil. Assim como de italianos e japoneses.

E a revolução de 1964, que foi uma ruptura institucional. Também foi uma ruptura social. E ainda, mesmo que em aspectos de meros desdobramentos, para muitos trouxe alguma ruptura psicológica pessoal. Independente de ser a favor ou de ser contrário.


Também os, penso que foram oito, sucessivos "planos econômicos" para debelar a hiperinflação, como tem afetado nosso desenvolvimento pessoal?



E características pessoais, como ser mais ou menos ingênuo, ou ser branco e pobre ou coisas do gênero, influem no tanscurso da sua vida? E os estereótipos, como alemão gosta de cerveja e outras, que criam expectativas as quais nem sempre são correspondidas.

Enfim, tentarei contar algumas historinhas, da vida própria e alheia, como ilustração e para eventual reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário